sobre moda. e como eu me cansei dela, como indústria.

truecost

Acabei de assistir o documentário The True Cost. Nele, o diretor Andrew Morgan explora qual o verdadeiro custo das roupas que vestimos, sobre as pessoas que as fazem, e o impacto que a indústria fashion está causando em nosso mundo..

Investigativo, instigador, no começo do documentário ele disse que mudou o jeito dele de ver a indústria fashion e espera que a nossa percepção mude também. Certamente mexeu comigo. Na verdade, fiquei com o estômago embrulhado, pois eu sou parte do problema.

Há algum tempo eu tenho buscado uma vida mais simples. Era só olhar o meu guarda-roupa e minha conta do cartão de crédito pra ver que havia um descompasso entre o que eu quero ser e o que eu realmente fazia. Action speak louder than words.

Há em mim um anseio muito grande de participar do mundo natural de forma mais real e significativa, e certamente menos consumista. Desde o começo desse blog, moda tem sido um assunto recorrente. Eu achava que gostava de moda, mas eu acho que eu gostava só de roupas mesmo. Há essa diferença, mas muita gente nem percebe. Eu gosto do processo de criação, que já é outra coisa (não só necessariamente de moda, mas todo processo de criação me fascina).

Documentários assim reafirmam essa minha vontade de uma vida menos barulhenta, menos consumista, menos descartável. E que roupa é só roupa. Eu juro que se eu ver mais um “vídeo de comprinhas” (shopping haul) eu vou vomitar. Já dizia Lulu, há tanta vida lá fora e aqui dentro sempre, como uma onda no mar. Pessoas gastando o dinheiro que não tem, pra comprar coisas que não precisam, pra impressionar pessoas que não gostam delas. Porque as pessoas que te amam e te querem bem preferem que você gaste o dinheiro que você realmente tem, pra viajar, comer bem, viver de verdade.

Eu particularmente me cansei desse nicho. Não quero mais falar de moda como tenho feito, desse jeito, reconhecidamente superficial. Não me interessa suas comprinhas do mês, o seu look do dia ou o seu esmalte da semana. Coisas que eu fazia também, veja só.

Eu quero idéias, pessoas de verdade. Mas mais do que isso, eu quero ser de verdade.

Leitura excelente:  Não adianta mudar de marca: você precisa mudar a sua lógica de consumo.

Anúncios

5 comentários sobre “sobre moda. e como eu me cansei dela, como indústria.

  1. Thamara dos Anjos disse:

    Que post bom de se ler! Não é porque seguíamos tudo isso que não podemos, hoje, ter repulsa de tudo isso.
    Me identifiquei mesmo com seu post! E já coloquei o documentário na minha lista do Netflix.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s