Guarda-roupa minimalista.

V

O Un-Fancy acabou em Abril desse ano, mas a idéia foi boa. A Caroline, atrás de uma vida mais minimalista, reduziu o guarda-roupa dela à 37 peças (na verdade ela tinha mais peças, que ficavam em rodízio em diferentes estações do ano, mas sempre 37 de cada vez, o que ela chamava de Capsule Wardrobe). Não acho que existe um número mágico de peças, mas acho que cada um sabe o que é essencial. You know when you know.

Desde o final do ano passado, quando li o livro da Marie Kondo (agora lançado em português), tenho buscado uma guarda-roupa mais minimalista. Desde Dezembro estou me desfazendo de coisas que não ando usando, que não servem ( com exceção desse , ainda estou juntando forças pra passar pra frente ou vender), que ganhei de presente mas não tem nada a ver comigo (sorry)… Hoje foram doadas duas calças, um sweater, um kimono floral, 1 par de sandálias e uma regatinha rendada.

Segundo a Marie Kondo, o segredo não é escolher o que descartar, e sim escolher o que você quer que fique. E cada vez mais tenho experienciado isso, de abrir o guarda-roupa, já menos inflado, e só ver coisas coisas que eu gosto, que servem, de bom caimento e em bom estado.

Comecei mexer nos sapatos hoje, e consegui doar apenas um par de sandálias que comprei por impulso (estava na liquidação), era linda de morrer, mas era também um número menor (37), que eu insisti que coube só pra não perder a pechincha. Estou me livrando também desse scarcity mindset – a idéia de que se você não levar, nunca mais vai ter igual (entre outras coisas, não é só isso, claro, mas cabe no contexto aqui).

E nem me fale dos lenços, acessórios (óculos, bijoux, bolsas…). A idéia de fazer o Provador aqui no blog (ver post anterior) veio disso, de ver como eu normalmente levaria todas aquelas coisas, me endividando e inflando um guarda-roupa que eu não usava.

Com esse exercício de curadoria do meu guarda-roupa, descobri, por exemplo, que tenho muitas calças, muito mais que blusas! Como uso 46 e tenho a idéia de que nada me serve (especialmente calças), quando acho uma que gosto e me serve, pronto, levo. Se você ler o post passado, vai ver que o item de inverno que eu comprei foi… Calça! De novo o scarcity mindset em ação; se eu não levar, nunca mais vou achar outra que me sirva. Também vi que compro coisas iguais, levemente diferentes.

Estava lendo o Bleubird, da James, de como ela, assim como eu, vai fazer 36 anos agora em Agosto. E como cada vez mais a gente aprende a dar prioridade nas coisas. O Un-Fancy, aquele blog que eu mencionei no começo do post, acabou porque o blog ajudou a Caroline a abrir espaço na vida dela pra outros interesses. É isso, organizar o guarda-roupa conscientemente de suas escolhas faz você rever o quê mais na sua vida está em excesso (pessoas tóxicas, trabalho em excesso, excesso de peso e tantas outras coisas).

Anúncios

4 comentários sobre “Guarda-roupa minimalista.

  1. Ronise disse:

    eu sou fascinada pela idéia de capsule wardrobe desde que li o livro “madame charme” (ela fala em ten iten wardrobe), mas não sei se consigo na prática. mas tenho me desapegado de muitas coisas e procurado simplificar nos últimos tempos, não só o guarda-roupa, mas a casa toda. ainda mais com bebê em casa, isso é muito necessário.

  2. giselleimai disse:

    Não li esse livro, Ronise, parece interessante 😉
    A verdade é que também não sei se consigo, ainda falta desapegar de muita coisa (não só dos itens, mas de toda uma imagem construída mesmo, sabe? Tipo, na minha cabeça sou uma hipster que anda de bicicleta porque não tem carro, porque carro polui – mas nem bicicleta tenho).

    Enfim. Aos poucos e avante ❤

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s