receita: mousse de limão com pitaya da Camila

camila pitaya

Pitaya #nofilter, foto da Camila Fujita Abrahão.

Essa receita é da minha amiga Camila, de Londrina-PR. A Camila e a Ciça (irmã dela), conheço desde a adolescência, da nossa época pancake e punk rock. Hoje a Camila (que estudou Arte na UEL) é professora de arte, manja muito de fotografia e gastronomia. Ela acabou de voltar de uma viagem de quase um mês pela Tailândia, Cambodja, Vietnam e Laos com a Ciça e fez esse mousse de limão com pitaya de sobremesa para uma festa de fim de ano.

camila mousse de limão com pitaya

Mousse de limão com pitaya da Camila

3/4 da polpa de 1 pitaya
suco de 3 limões siciliano
2 latas de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro

Coloque no liquidificador a polpa de 3/4 de pitaya (o outro 1/4 ela comeu, achei justo!) com o suco de 3 limões (ela diz que o limão vai do paladar de cada um e se você usar o normal, vai um pouco menos, porque ele é mais ácido). Quando ficar homogêneo, junte 1 lata de leite condensado, bata até ficar homogêneo de novo e coloque a outra lata de leite condensado. Bata até ficar homogêneo e junte 1 lata de creme de leite (sem soro) – ela disse que colocou o leite condensado e o creme de leite no freezer antes de usar (e também porque deve ser mais fácil pra tirar o soro do creme de leite).

Coloque o mousse numa tigela e leve à geladeira. Fica pronta em 2 horas a sobremesa mais linda que você já viu na vida!

A Camila disse que no dia seguinte, dissorou um pouco (por causa da pitaya), mas a consistência se manteve. No quesito sabor, a pitaya em si não tem muito gosto, ela adiciona mais essa cor linda e a textura ao mousse. Ela disse que as pessoas se confundiram com o sabor, porque estamos condicionados a associar cor ao sabor (tipo, não é de morango?!)

Dica da Camila: A base é sempre a mesma uma lata de leite condensado, uma caixinha de creme de leite e meia medida de uma lata de leite condensado de suco ácido, como maracujá, limão… Ou seja, dá pra variar!

Obrigada, Camila!

camila

Aqui a Camila em Kuangsi Waterfall Park, em Luang Prabang, no Laos.

Anúncios

5 comentários sobre “receita: mousse de limão com pitaya da Camila

  1. Charito Peraza disse:

    Amei a receita, eu quero fazê-la este final de semana e fiquei com uma dúvida é a seguinte: Ao fazer o mousse de limão com pitaya, qual dos dois sabores vai se destacar o de limão ou da pitaya

    • giselleimai disse:

      Oi Charito! Como ela escreveu, No quesito sabor, a pitaya em si não tem muito gosto, ela adiciona mais essa cor linda e a textura ao mousse, acho que o sabor do limão se sobressai. Se fizer volte e nos conte!

  2. Charito Peraza disse:

    Eu quando faço o mousse de limão, não utilizo creme de leite eu substituo por leite evaporada, (não sei se você conhece) pois a sobremesa fica mais leve, eu fiz ontem à noite e não deu para quem quiz.

    Gostaria de traduzir esta receita ao espanhol colocá-la no meu blog e colocá-la numa rede de culinária da qual participo, você permite?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s