o vestido salmão

Eu passei semanas desenhando aquele vestido salmão de cintura império, meio camponês. Eu tive costureira até os 20 anos. É uma relação tão única, você traz metros de tecido e uma idéia, e ela traz a idéia à vida. Meu Gepetto. E esse vestido salmão foi para um Natal, acho que eu tinha uns 13 anos, o ano que a nossa família tinha ido para Santa Catarina – ficamos numa praia de pescadores, bem simples. Catava conchas e em minha cabeça, escrevia histórias sobre o mar.

Acabei de assistir Whisper of the Heart e The Cat Returns, ambos do Studio Ghibli. E vendo uma entrevista do Dominatrix para os 15 anos de banda, a Isabella dizendo que tem muita gente que toca porque tem uma banda legal, mas musicalmente são poucas as pessoas que tem aquela paixão por música, de ouvir jazz…. Eu acho que eu gosto de ler, eu gosto de palavras e criar histórias. O amor pela palavra – assim como o amor pela nota musical. E o Stephen King dizia que quem gosta de ler, lê até livro ruim, porque se perde na sonoridade das palavras e no conjunto delas. Por isso entendo o que a Isa quis dizer – por isso entendo Tsukishima Shizuku, a menina do filme – como é se perder em uma criação sua.

( O studio Ghibli sempre produz filmes com uma jornada emocional bastante densa e as personagens principais, além de mulheres, são sempre muito fortes: Princess Mononoke, Kiki’s Delivery Service, Spirited Away, Whisper of the Heart… Só pra citar alguns. SPOILER: E o final sem beijo de Whisper of the Heart? Hayao Miyasaki sempre acerta a mão no roteiro – a direção não é dele, mas o roteiro sim.).

E o vestido. Que me faz lembrar dessa época em que eu tecia histórias como uma aranha tece a teia.

Feliz Natal, que todos hoje possam se lembrar de sua verdadeira essência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s