CPE

pearl

Hoje fiz a prova do CPE. As provas começaram às 8:00hs e achei que ia sair do centro de provas (que é a Cultura Inglesa, onde fiz o prep – que aliás, é a melhor escola de inglês – vindo dessa que vos fala que já lecionou em tantas outras com metodologias diferentes) às 15hs, mas a prova acabou lá pelas 16hs. Estava mentalmente exausta.

A prova escrita foi excruciante – 2hs. Um artigo foi sobre o livro Girl With a Pearl Earring (Moça com Brinco de Pérola) da Tracy Chevalier (o filme é bonito, tipo a Charlote* no século XVII), o tema: um artigo sobre a atmosfera de medo e sigilo sob a qual a personagem Griet vivia na casa dos Vermeer e sua relação com alguns personagens. É um livro que eu demorei pra descobrir, que bom que fui obrigada a ler. É uma daquelas coisas, como não notei esse livro antes?

O outro foi um artigo sobre como a roupa influencia as relações pessoais. Esse eu juro, só faltei levantar no meio da sala e fazer uma dancinha, porque é bem sobre o que eu gosto de escrever. Comecei falando sobre a história da indumentária e como esta está intrinsecamente relacionada com a história da humanidade, uma invenção humana que assim como o Tempo, rege as relaçõe sociais e além disso incentiva aliberdade de expressão. Falei tanta mas tanta coisa, que tive que contar pra ver se não tinha passado de 350 palavras. E passei, daí voltei e deixei em 350 redondo.

O resultado sai só daqui uns meses, agora tenho que planejar estudar outras coisas pra tirar um BEC (Business English Certificate). A vida de uma pessoa que quer se aprofundar na Língua Inglesa nunca acaba, meu caro.

*pra mim a Scarlett vai ser sempre a Charlotte.
Anúncios

7 comentários sobre “CPE

  1. Larissa disse:

    O que significa CPE?
    Estou pensando em fazer o Toefl, para poder prestar um mestrado fora, mas ainda não comecei a estudar.
    Que ótimo que a redação foi sobre um tema que você gosta, boa sorte com os resultados!

    • Giselle disse:

      Então Lari, CPE é o Certificate of Proficiency in English: http://www.cambridgeesol.org/exams/general-english/cpe.html

      O Toefl é o Test of English as a Foreign Language, que foi designed pra quem vai estudar fora (universidade). Já o CPE é um certificado mais amplo, sendo o último da Cambridge ESOL, dando você o título de native-like speaker/writer as well as having native-like reading/listening skills. Acho que basicamente, é isso. Toefl é específico pra quem vai estudar abroad e o CPE é o último certificado de proficiência de muitos da Cambridge ESOL, qualificando você com native-like English skills.

      Beijo! Lembra do meu dente? Aquele que deu trabalho aquele dia? Pois é, ainda estou tratando o dito cujo, estou fazendo um inlay-onlay de porcelana, quem diria que uma goiaba seria tão nociva!!

    • Giselle disse:

      Oi Bárbara. Acho que depende do tempo que você tem disponível. Na época em que prestei eu não estava trabalhando e pude me dedicar bastante aos estudos. Eu rendo melhor à tarde e à noite, então eu tirava as manhãs pra ler o livro para a prova de writing. Ler o livro é opcional, eu preferi porque ao menos fui sabendo sobre o que eu escreveria. Cheque no site da Cambridge quais livros eles estão pedindo, se for prestar ainda esse ano, 2009, acho que ainda vai ser Girl With a Pearl Earring.

      beijo 🙂

    • Giselle disse:

      Nesse caso Gustavo, vou te dizer o que meu professor de CPE da Cultura Inglesa dizia: pra tirar A, o segredo não é estudar, o segredo é saber. O que faz sentido, porque quem tira A, já tem o inglês tão natural que nem se esforça muito. mas eu acredito em uma boa rotina de estudos, ler artigos sobre vários assuntos pra aumentar o range of vocabulary, enfim. Tem que estudar, Gustavo! Boa sorte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s