aulas

Do avançado, hoje de manhã. A aula começa às 10:15hs e às 10:00hs eu já estava na cozinha americana da escola fazendo aquela receita de panqueca americana. Os alunos foram chegando antes da aula e encostando no balcão enquanto falávamos do próximo passo que eles poderiam dar depois desse último livro do avançado. E as panquecas se empilhavam no prato, douradas e gordinhas, esperando pelo maple syrup e o pedacinho de manteiga.

10:15hs e eu ainda fazia as panquecas. A aula começou ali mesmo no balcão. Aula passada estávamos falando sobre comida e quais adjetivos que podemos dar à comidas e qual a ordem desses adjetivos em uma frase. O que geralmente deixa os alunos com cara de ué. Eu não acho particularmente importante, esse assunto. Quantas vezes você lê (porque é só em escrita mesmo) algo como the beautiful young blonde American girl was eating a mouthwatering sweet ripe red apple? Mas essa turma é das boas. Adoro.

E daí que prosseguimos a falar de American culture: brunch. Que na verdade pancakes with maple syrup está mais pra típico café da manhã, servido com scrambled eggs and strips of bacon. E eles continuaram: exquisite soft pancakes with yellow golden maple syrup, tasty buttery scrambled eggs with crunchy strips of bacon. Que é o tipo de linguagem que a gente encontra em restaurant reviews.

Acabamos a aula com os alunos escrevendo restaurant reviews de seus restaurantes/bares preferidos com linguagem apropriada. All in all, foi uma aula ótima. Contextualizada, sabe. Queria que todas minhas turmas fossem assim. De dar vontade de sair de casa pra dar aula.

Antes dessa aula das 10:15hs eu tive uma turma que está no Upper-Intermediate. E estamos discutindo tecnologia da comunicação, nesse capítulo. E aula passada vimos linguagem de debate e de tarefa eles tiveram que: se posicionar contra e à favor do IM (Instant Messenger) – é claro que ninguém queria falar contra, mas daí vai explicar que é só com o propósito de aprender a argumentar (eu mesma odiava refutar coisas que eu acreditava em aula de redação) – mas eles prepararam o debate em casa, inclusive fazendo prediction do que o outro grupo poderia falar.

E na aula passada, quando fizemos um ensaio do debate antes de ver “linguagem de debate”, esses alunos só usavam BUT pra contradict one another. Eu contei. Eles disseram BUT 23x em 5 minutps! E hoje, no debate, a turma toda usou BUT só umas 5x em 10 minutos. Orgulho grande desses meus alunos. Daí fizemos um vídeo e fomos assistir o debate na televisão. Eles puderam ter uma dimensão da claridade com a qual é preciso falar pra ser entendido. Acho que ainda dá pra polir mais o inglês deles antes de irem para o avançado. Mas acho que essa turma vai ser entregue redondinha para o próximo nível.

Depois eu e o Gio fomos almoçar num restaurante mineirinho. Uia, adoro.

Anúncios

4 comentários sobre “aulas

  1. madoka otsuka disse:

    Curiosidade. Quantos anos tem a média desses alunos heim….
    Tomara que vc seja a profa. do avançado desses mesmos…bem queria estudar numa escola dessas também.
    sayonara

    resposta:
    Os alunos do avançado tem entre 25 e 30 anos. Os alunos do Upper Intermediate estão entre 20 e 25 anos. Eu também queria continuar o trabalho com esses alunos quando eles passarem pro avançado, as aulas são BEM mais legais, de verdade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s