uma quarta-feira fria em Nova York – parte 2

nyc_1082

uma quarta-feira fria em Nova York – parte 1

Não se deixe enganar. Pelo céu azul. Dia 21 de Janeiro de 2009 estava muito frio em NYC. Há algo em tamanho que sempre impressiona, sem nenhuma conotação sexual, querido Freud. Monumentos e museus raramente são pequenos e graciosos. Hmm. E o MET, o Museu Metropolitano de Nova Iorque não é exceção. A entrada sugerida é de $20, mas nessa altura já havíamos gastado tanto e eu realmente pagaria full admittance se pudéssemos dar $40 em entradas para o museu. Tem gente que dá só $1. Arte tem que ser acessível, sim – mas contribuir com só $1 acho abuso. Mas enfim. O Met estava cheio e foi muito bom ver gente no museu em vez de shopping. Há esperança pra humanidade.

nyc_1108

Escolhemos começar pela asa de Egyptian Art, porque nehum de nós havia visto múmias antes. A iluminação é perfeita, os cards das peças informam na medida certa e a impressão que se tem é que você está sim numa tumba no Egito. A seção das múmias é melancólica, acompanhei em particular o funeral de uma amante de um rei do Egito, você vê caixões ornados de vários tamanhos, isso porque eles se encaixam como matryoshkas, as bonequinhas russas que se encaixam umas nas outras.

nyc_1112Temple of Dendur

E então andando nos corredores com pouca iluminação, você entra em uma ala e vê um templo. Breathtaking. Este é o Templo de Dendur, um presente do Egito ao Estados Unidos, que desde 1978 se encontra instalado no Met. E eu andando com o floor plan em mãos pra não me perder e encontrar exatamente o que eu queria ver. O broche cor-de-rosa é o seu cartão de entrada nas galerias, os seguranças procuram isso na roupa quando você passa por eles e cada dia o broche é de uma cor diferente.

nyc_1126

Logo depois entramos na exibição de American Decorative Arts. Cômodos inteiros que foram transferidos de casas antigas para dentro do museu, com escadarias e tudo e um piano com teclas de madrepérola. Foi lá que encontrei alguns colares da Tiffany&Co, esse azul em especial, com moonstones, safiras montana e platina.

nyc_1157

Esse é o hall de Arms and Armor, que eu estava ansiosa pra ver. E tem várias seções: medieval européia, japonesa, tibetana… Há inúmeras armaduras montadas, capacetes decorados e lanças, armas lindíssimas de uma craftsmanship incrível. A cavalaria montada no centro do hall dá medo. Pela imponência. Pela força. Porque se o mundo fosse de mulheres, esse acervo seria de Atlântida, das Amazonas (te dedico, Wonder Woman), como diz o mito; onde os homens ficavam em casa e as mulheres participavam ativamente da esfera política e faziam estratégias militares para suas campanhas. Fiquei viajando em coisas assim enquanto via a exibição.

nyc_1164

Depois seguimos até a exposição European Sculpture and Decorative Arts, onde este quarto do Palazzo Sagredo em Veneza. O quarto, de 1718, hoje parece sombrio, mas imagino o verde com dourado das paredes, vibrante, pegando a luz do sol e deixando o quarto dourado. 

nyc_1203

Ficamos no Met das 10 da manhã até às 5 da tarde nesse dia e só havíamos visto o primeiro andar. A gente voltou. Mas a história fica pra outro dia. Eu saí encantada com o Museu e se morasse em NYC eu definitivamente viraria uma patrocinadora (os ingressos ficam grátis). 

Sabe o carrinho com sombrinha verde lá na primeira foto? Quando saímos pegamos dois hot dogs e seguimos pro Upper East Side, andar na chic Madison Avenue e depois, direto pro hotel.

Anúncios

4 comentários sobre “uma quarta-feira fria em Nova York – parte 2

  1. Vivian Martins disse:

    aliás!
    eu também quero morar em NYC
    então a gente faz assim….. eu me mudo pra New York
    aí a gente protagoniza um seriado estilo…. escolhe:
    SATC
    Gossip Girls
    Lipstick Jungle
    bjs

    resposta:
    Pra minha idade eu acho que eu tô mais pra SATC 🙂

  2. Maiara disse:

    Aah, sou eu de novo ! 😀 ah, eu adorei a parte do piano com teclas de madrepérola. é que eu toco pianoo ! ASASASHAUH, seria normal eu gostaar né ?! 😀 vc tem uma foto dele ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s