sobre a gastronomia que eu chamo de Brasil

cusl07_hollywood0702.jpg

Porque quando se está longe você começa a construir toda uma idéia do que se chama Brasil, ou o que o faz característico. Pastel na feira pra mim é a quintessência da brasilidade. Aquelas barraquinhas coloridas de legumes, o tiozinho cego tocando violão e o moleque do lado vendendo algodão doce espetado em um cano, as velhinhas com carrinho de feira, os cachorros andando no meio do povo e a barraca do pastel, sempre muito cheia, aquele cheiro de óleo e massa frita, misturado com cheiro de café e sodinha, o povo se espremendo no balcão pra pegar a vinagrete e o molho caseiro de pimenta. Eu não poderia me sentir mais em casa se tentasse.

E eu voltei a fumar aquele meu cigarro com cheiro de chocolate. Me sento na varanda com os cachorros depois do almoço e fico vendo o movimento da rua e esticar a rede depois. A verdade é que aqui eu me contento com essas coisas do cotidiano. De achar demais mesmo. Também fui naquele bar de metaleiro com a amiga pedagoga tomar cerveja. Só vendia um tipo de cerveja e nem podia fumar lá dentro. Mas é bom ver que as pessoas mudam mas não deixam de ser quem são. E meu amigo designer e surfista veio me visitar dessa vez.

E eu ouvindo muito Interpol, dica do Pedro. Eles me lembram o Echo & The Bunnymen, que é uma das bandas que eu mais gosto. E eles, o Interpol, são uma banda bonita sem ser afetada. Eu gosto de banda bonita. E nem perguntem de banda brasileira, dessas que devem tocar na MTV. Não sei.

E essa semana eu comecei a comer direito. Porque a vida não é bolinho preto com granulado, como diz a Tata.

*a foto é da Annie Leibovitz para a Vanity Fair de abril de 2001. Ela faz um Olimpo feminino: Nicole Kidman, Catherine Deneuve, Meryl Streep, Gwyneth Paltrow, Cate Blanchett, Kate Winslet, Vanessa Redgrave, Chloë Sevigny, Sophia Loren e Penélope Cruz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s