o lenço da Balenciaga

De longe, a coleção outono/inverno 2007 da Balenciaga é a que mais me causou impressão. Faz tempo que eu não via uma coleção com umas inspirações étnicas e militares funcionar tanto. E o Ghesquiere foi muito criticado por conta disso, por não ter feito a coleção sofisticada o bastante. Por ter usado influências multiculturais e da rua: blazers com emblemas, tipo escola-internato da Inglaterra, com calças cargo bem justas e baixas e lenços com insiração árabe e muitas cores que evocam a África. Lindo.

Mas o que eles querem é o Galliano da Dior, com suas meninas-croquis impossíveis. Galliano é o que mais aproxima a moda de criação artística, concordo – e essa coleção do Ghesquiere pra Balenciaga foi o quê então? Apropriação? No mundo da moda, o que não é. A diferença é que se eu tivesse dinheiro, eu provavelmente compraria um vestido do Galliano, mas não compraria esse lenço da Balenciaga. Porque eu posso fazer um parecido. Ou pelo menos tentar.

my-take-on-the-balenciaga-scarf.jpg

Então eu fiz, ué. Comprei um lenço com uma estampa linda por menos de 3 reais, cortei uma pashmina preta pra usar as franjas da mesma na minha criação e em vez de costurar a franja no lenço, usei uma fita adesiva própria para costura. Agora só falta colocar as moedas, que eu vou tirar de um colar que não uso. Pronto. Adorei. Mas no final das contas, fica isso da Balenciaga – a inspiração.

Já quando eu olho pras coleções do Galliano, a informação visual é tanta que eu nem saberia por onde começar a copiar um de seus modelitos (se bem que, na minha cabeça, Galliano NÃO É pra usar, mas enfim). Daí dá pra entender porque a coleção da Balenciaga, apesar de adorável, bonitinha e colorida não é genial. Mas nesses dias, o que é, né.

Ah, Woody Allen!

Anúncios

Um comentário sobre “o lenço da Balenciaga

  1. Priscila disse:

    menina, você não vai acreditar. sua querida chan marshall mandou uma msg no myspace, tipo amiga até com foto da cachorra haha. coisa mais linda.
    quando ela for pro japao, voce nao pode deixar escapar!
    beijo

    resposta:
    Ai, fala que você quase não teve uma síncope na frente do computador? (mas depois olhou pro lado pra ver se ninguém tinha visto e se recompôs e tomou um gole de latte, bem blasé). Ai ai, que fofa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s