vestindo quadros

mondrian.jpg

Em 1965, Yves Saint Laurent desenhou um vestido inspirado nas composições do pintor holandês Mondrian, criando assim um vestido que passou a ser um dos marcos do Mod, com seus padrões geométricos abstratos, aquela coisa bem Twiggy (terceira foto). Porque ontem eu mencionei a Deneuve em Belle de Jour do Buñuel*, e foi o YSL que fez o guarda-roupa dela no filme, em 1967.

E até hoje essas criações ecoam, né. YSL e Mondrian, digo. A primeira foto é de uma menina em Estocolmo, tirada pelo Yvan – e quando vi, logo pensei “gente, Mondrian, YSL”. A foto do meio é um quadro do Mondrian, uma composição em amarelo, azul e vermelho.

*o primeiro filme dele, Un Chien Andalou (Um Cão Andaluz) foi feito em colaboração com o Dalí em 1928. Eu ainda não vi esse filme, o que é uma pena. Eu não acho o Dalí genial, sabe. Mas eu queria ver o que saiu dessa colaboração. O Pixies tem uma música ótima, Debaser, que o Frank Black fez depois de ver esse filme, o que eu sempre soube, porque meus amiguinhos super-indies mais velhos me falavam com freqüência da relação letra/conteúdo do filme e ele canta “don’t know about you, but I am un chien andalusia, I am un..”.
Anúncios

3 comentários sobre “vestindo quadros

  1. Drica disse:

    Um cão andaluz, já vi. Mas merece ser revisto e revisto. Já viu um documentário brasileiro chamado “Nós que aqui estamos por vós esperamos” [a trilha é simplesmente ma-ra-vi-lho-sa -> por isso que acho Regina fantástica, muitas vezes suas músicas me lembram aquela trilha]? Pois bem, nesse documentário aparece um pequeno trecho do cão andaluz. Uma coisa… desconcertante. A mulher que recebe uma mão numa caixa e tal e coisa…
    Hmmmm! Feliz cumpleaños, lindona!
    =))
    Beijocas!

    resposta:
    Você já havia me falado desse documentário brasileiro – mas voc6e nunca me falou do que é. Eu lembro porque achei o nome assim sensacional. Tipo, inveja artística e tal. Porque se eu fizesse um filme ou um documentário eu queria esse nome.

  2. Drica disse:

    PS: Já ouviu Rocky Votolato? É demais. Demais.

    resposta:
    ouvi de tanto você falar. gostei. tipo, da voz rouquinha e tal. mas no gênero, sou mais um Elliott Smith. Mas cativou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s