Passei na prova escrita (em inglês) de legislação japonesa de trânsito. É assim: para estrangeiros que ainda não têm carteira de habilitação no país de origem, deve-se tirar a carteira japonesa (quem já tem a carteira de habilitação do país proveniente só transfere a carteira) e para tal é preciso fazer 4 provas:
- prova escrita (em japonês ou inglês) – consiste em 50 perguntas;
- prova de percurso – são 2 percursos e o percurso que faço a prova é sorteado na hora (quem já passa nessa prova pode dirigir acompanhado de alguém que já tenha a carteira japonesa por no mínimo 3 anos);
- prova escrita (em japonês ou inglês) – consiste em 95 perguntas;
- prova de rua – dirigir na rua. FIM.
Acordei bem cedo para fazer a prova e o céu estava assim bonito riscado (foto acima: meu bloco com o céu ao fundo, o traço no céu é feito por jatos militares que sobrevoam vez ou outra). Entrei na sala para fazer a prova, muitos estrangeiros: brasileiros, filipinos, peruanos e é claro, muitos japoneses também. Do nosso grupo de estrangeiros, apenas eu e mais 3 meninas passaram, yeah. Mas esse é só o começo, daqui pra frente fica cada vez mais difícil. Sem falar que, detalhe, não sei dirigir, oi Brasil. Mas enfim…
Vou comemorar?
Ai que bom@ Parabpens!!!
Esta carteira tem um gostinho especial npe? E os japoneses? Dirigem melhor que n´ps?
beijocas
resposta:
Val, japonês dirige tão mal! É fato.